Como usar planilha de gerenciamento IQ Option


A IQ Option é uma corretora internacional que oferece mais de 70 ativos para serem negociados em sua plataforma de investimentos. A broker permite que os traders realizem operações a partir de $ 1 e caso sejam bem sucedidas, garante aos seus investidores uma taxa de rentabilidade mínima de 91%.


Sabemos que todos os traders mais experientes fazem o controle e a gestão de seus investimentos de forma sistemática e organizada, utilizando algumas ferramentas e técnicas para atenderem seus objetivos.


Atualmente, o tempo é um recurso escasso e importante demais para que você gaste muitas horas organizando e calculando cada operação que realizar, uma vez que já existem planilhas prontas e configuradas com as fórmulas específicas para operações binárias, algumas delas incluem as estratégias mais utilizadas, como Martingale e Soros. Inclusive, muitas planilhas de gerenciamento IQ Option são desenvolvidas e disponibilizadas pelos próprios traders.


Neste artigo vamos esclarecer o que é uma planilha de gerenciamento e como utilizá-la.

O que é uma planilha de gerenciamento?

Uma planilha de gerenciamento trata-se de um arquivo, normalmente feito no programa Microsoft Office Excel, disponibilizado pelo desenvolvedor para download. Este arquivo contém tabelas e fórmulas utilizadas para controlar a sua banca de investimentos, calcular os valores que devem ser aplicados nas operações, entre outras características que variam de acordo com o trader que a criou.


Elas são importantíssimas ferramentas para que o investidor saiba exatamente a quantia de dinheiro que já investiu e os prejuízos, permitindo que coloque metas de lucro, delimitando qual é o momento de parar os investimentos do dia, etc.

Destacamos que essas planilhas não são de responsabilidade da IQ Option, apenas foram disponibilizadas pelos traders que as conceberam com o intuito de auxiliar investidores iniciantes ou até mesmo aqueles que já têm mais experiências e buscam otimizar seus ganhos.

Existem várias planilhas de gerenciamento criadas e que podem ser utilizadas para gerir os investimentos realizados através da IQ Option. Selecionamos algumas delas para explicar como devem ser usadas.

Planilha de Gerenciamento desenvolvida por Romero Carvalho

Romero Carvalho é um programador e professor brasileiro. Ele criou três planilhas de gerenciamento voltadas para usuários que possuem apenas o conhecimento básico em Excel. Para acessar os arquivos, você deve preencher o formulário com seu nome e e-mail na página https://planilhadegerenciamento.com/, para que seja enviado um e-mail com o link para download. São três opções para baixar de acordo com as suas preferências de organização:

  • Planilha de gerenciamento de entradas - Diariamente
  • Planilha de gerenciamento de entradas - Mensal
  • Planilha de gerenciamento de entradas - Anual
Planilha de gerenciamento
Download da Planilha de gerenciamento

Segundo o desenvolvedor, as planilhas de controle mensal e anual são importantes para obter um levantamento dos resultados a longo prazo.

Tutoriais

Todas as três planilhas de gerenciamento possuem o mesmo padrão de formatação. É possível alterar/inserir conteúdo em todas as células coloridas em tons de azul. Conforme as planilhas são alimentadas com as informações, elas geram tabelas e gráficos que vão auxiliar suas operações. Vejamos agora como configurar cada planilha.

Planilha de Gerenciamento Diário

Passo 1 - Abrir o arquivo

Você deve utilizar uma planilha desse modelo para cada dia, salvando vários arquivos diferentes para ter o controle exato das operações diárias. 


Passo 2 - Primeiras configurações

Configure as informações que forem necessárias nas colunas B, C, D e E.

  • Data: coloque o dia em que você está operando.
  • Saldo protegido: escreva o valor de saldo que você quer proteger.
  • Saldo do início do mês: informe o valor para verificar as metas do mês.
  • Saldo anterior: refere-se ao saldo final resultante das operações realizadas no dia anterior. É recomendável que você comece sua banca com um saldo mínimo de R$ 200,00, para que a planilha calcule as entradas mínimas de 1%.
  • Ajuste de saldo (em vermelho): este campo foi colocado, pois muitas vezes a IQ Option paga valores “quebrados”, por exemplo, com um payout de 87,05%, enquanto que na planilha são trabalhados apenas com números inteiros. No fim do dia o trader vai perceber uma pequena diferença do saldo real que obteve em suas operações, então basta colocar essa diferença nessa célula antes de começar a operar.
  • Depósito: caso tenha feito um depósito nesse dia, informe o valor neste campo.
  • Ajuste de saldo (em cinza): esta célula trata-se dos ajustes que forem necessários colocar depois do trader ter começado a operar, influenciando nos rendimentos do dia.
  • Saque: caso você tenha feito alguma retirada nesse dia, informe o valor neste campo.
insira o valor da retirada neste campo.
  • Stop win: defina uma porcentagem de 3 a 5% de stop win, para que quando esta meta for atingida, você pare as operações do dia.
  • Stop loss: preencha este campo com uma porcentagem de perda aceitável para um dia, recomenda-se colocar 6%, pois permite que você efetue até duas operações com resultado negativo, depois disso as operações do dia devem ser encerradas.
STOP WIN STOP LOSS Data
  • Entrada da banca: defina a porcentagem do saldo da banca que irá definir os valores de entrada. Observe que o valor mínimo para operar na IQ Option é $ 1.
  • Payout: refere-se à porcentagem que a IQ Option está pagando sobre o valor investido.
  • Martingale: informe com até quantos níveis da estratégia de Martingale você estará disponível para operar, a tabela sugere o número 2.
estratégia de Martingale você estará disponível para operar

Passo 3 - Comece a operar e registrar na planilha

  • Nº descrição: coloque o número da operação e alguma observação, caso julgue necessário.
  • Estratégia: escreva a estratégia utilizada de acordo com a legenda. “SR” para iniciar uma estratégia de soros, e quando quiser interrompê-la, digite “SRE / N”. Preencha com “MG1” ou “MG2” para sobrepor as configurações de Martingale 1 ou 2 para as entradas.
escreva a estratégia utilizada de acordo com a legenda
  • Resultado da Operação: de acordo com os resultados de suas operações, você deve registrar na coluna “RES”. Se você ganhar logo na primeira, escreva “WIN”, se usar o primeiro nível do Martingale, escreva “WG1”, ou “WG2” caso tenha usado o segundo nível desta estratégia. Se o resultado obtido foi negativo, escreva “LOSS”.
Resultado da Operação

Planilha de Gerenciamento Mensal

Após controlar todas as operações diárias, você precisará visualizar como foi o seu desempenho geral no mês, por esse motivo, siga as etapas a seguir para configurar sua planilha mensal.

Passo 1

Abra o arquivo da planilha mensal. Cada mês deve ter uma planilha mensal salva separadamente, para melhor controle dos resultados.

Passo 2 - Configurações iniciais

  • Mês: para informar o mês de referência, escreva a data no formato “01/número do mês/número do ano”. Por exemplo, se você estiver operando no mês de junho de 2020, você deve escrever nesta célula “01/06/2020”. Automaticamente a planilha vai se configurar com o calendário atualizado, inclusive marcando os sábados e domingos.
  • Digite os números correspondentes ao: Saldo anterior; Ajustes de saldo; Depósito e Saque. Estes tópicos são semelhantes aos da planilha diária.
Ajustes de saldo

Passo 3 - Registre os dados das operações do mês

Registre as informações em cada linha, referente ao dia do mês que você realizou as operações. 

  • Observação: registre as anotações do dia nesta coluna.
  • Depósito: informe o valor do depósito, caso tenha efetuado no dia.
  • Resultado: escreva o valor do lucro ou prejuízo obtido com as operações do dia
  • Saque: informe o valor do saque, caso tenha retirado dinheiro de sua conta.
informe o valor do saque

Planilha de Gerenciamento Anual

Nesta planilha anual você deve registrar todos os resultados obtidos em cada mês.

Passo 1

Abra o arquivo da planilha anual.

Passo 2 - Insira as informações básicas

Essas informações são muito semelhantes às colocadas nas outras planilhas, em caso de dúvidas, volte alguns tópicos acima para verificar a explicação.

  • Ano
  • Saldo anterior
  • Ajuste de saldo
  • Depósito
  • Saldo inicial/Banca
  • Saque
Enter the basic information

Passo 3 - Insira os dados mensais

  • Observação: O Trader pode escrever observações que julgar necessário, como algum fato internacional importante que tenha influenciado o mercado financeiro.
  • Resultado: informe o valor do lucro ou prejuízo obtido em cada mês.
  • Saque: Informe os saques realizados no mês.

Abaixo desta tabela, um gráfico se formará de acordo com as informações fornecidas.

um gráfico se formará de acordo com as informações fornecidas

Conclusão

Estes foram apenas alguns modelos de planilhas de gerenciamento que podem auxiliar o investidor da IQ Option, você pode encontrar muitos outros em uma rápida pesquisa na internet. 


O importante é que você tenha o registro de todas as operações que realizar na plataforma, pois o segredo para obter sucesso é o controle sistemático de seu capital.


Faça um teste com a conta demo oferecida gratuitamente pela IQ Option, com um saldo de $ 10.000 em dinheiro fictício, e comece a operar e registrar na planilha de sua preferência. Quando estiver mais confiante, realize um depósito para começar a obter lucros reais em sua conta.

Registre o IQ Option e ganhe US $ 10.000 grátis

IQ Option - ​Conta Demo Gratuita com $10.000