Técnicas de negociação de suporte e resistência no IQ Option


Os traders que negociam opções binárias na IQ Option usam diversas estratégias para que as suas previsões sejam mais precisas e lucrativas, e um método muito usado por investidores de todo o mundo é o uso de linha que marcam o suporte e resistência do preço de um determinado ativo.


Após realizar alguns testes na conta de treinamento gratuitaque a corretora oferece, você poderá definir quais recursos são mais confiáveis e montar a sua própria estratégia.


No artigo de hoje iremos falar sobre como aplicar a estratégia de suporte e resistência na plataforma de operações da IQ Option.

O que é a técnica de suporte e resistência?

Esse método consiste em 2 linhas que são aplicadas no gráfico em regiões onde os preços atingiram os picos máximos e mínimos dentro de um determinado intervalo de tempo, e os traders procuram por oportunidades quando houver rupturas ou reversões de tendências.


Esses extremos refletem a lei do mercado financeiro, onde a relevância está na oferta de venda e demanda de compra do ativo.

A linha de baixo será o nosso nível de suporte e a linha cima será o nível de resistência.

 

O método de resistência e suporte geralmente é usado como apoio, ou seja, o trader cria uma estratégia que utiliza mais de uma ferramenta de análise técnica, e dessa forma é possível obter vários sinais de diferentes recursos que vão confirmar a mesma tendência.

Como usar o suporte e resistência?

Essa técnica pode ser usada em todos os tipos de gráfico, mas os melhores resultados são obtidos quando usamos os candlesticks (velas), e existem 2 maneiras de usar essa estratégia no gráfico:

Método 1: Usar as ferramentas gráficas disponíveis no gráfico e aplicar as linhas

Se você quiser aplicar as linhas de forma manual, vá em ‘’ferramentas gráficas’’, selecione a linha que quiser usar e aplique nos picos de alta e baixa dos preços do ativo.


Nesse método é mais comumadicionar as linhas horizontais, mas de acordo com a sua estratégia você pode aplicar linhas de tendências verticais ou até mesmo diagonais.

O ícone de ferramentas gráficas é representado por um lápis que está localizado no canto inferior esquerdo do gráfico.

Como usar o suporte e resistência

Quando for aplicar a ferramenta, diminua o zoom do seu gráfico para analisar o comportamento do preço no passado, e aplique as linhas em suas extremidades, conforme a imagem abaixo:

Método 1 Usar as ferramentas gráficas disponíveis no gráfico e aplicar as linhas

Método 2: Usando um indicador que crie um canal de preços

Para obter resultados mais precisos, esse segundo método geralmente é usado em conjunto com as linhas que o trader aplicou manualmente.


Alguns indicadores como o Canal de Donchian (Donchian Channel) e Bandas Bollinger (Bollinger Bands) criam os chamados ‘’corredores de preço’’, onde podemos acompanhar os momentos exato em que um candle encosta ou cruza a linha e indica uma tendência de reversão (ou não) do movimento do preço.

Usando um indicador que crie um canal de preços

Enquanto as linhas aplicadas manualmente servem para que o trader estude o comportamento do preço no passado, os indicadores analisam esses movimentos para criar tendências no momento atual.

Como ler os sinais do suporte e resistência?

Os traders levam uma série de fatores em consideração antes de abrir uma negociação, e um dos pontos essenciais é estar atento ao comportamento do mercado financeiro. Dessa forma você não será pego de surpresa com uma ruptura inesperada do preço do ativo que estiver operando.


De acordo com a volatilidade do mercado algumas estratégias são usadas pelos investidores, como o retorno e a ruptura do preço do ativo.

Retorno e ruptura do preço

  • Retorno:

Se o preço encostar em uma linha superior ou inferior, os traders entendem como um sinal de que o seu movimento irá retroceder, mudando a sua direção para o lado oposto.


Por exemplo, se um candle vermelho encostar na linha de baixo (suporte), o esperado é que ele retorne e suba novamente para dentro do canal de preços(com um candle verde, já que o preço está voltando a se valorizar).


Quando o preço chega no limite superior (resistência), alguns traders optam por fechar a negociação e aguardar o seu retorno.
  • Ruptura:

Se o candle cruzar alguma das linhas, podemos entender como um forte sinal de tendência, e aguardamos essavela voltar para o canal de preço para abrir uma ordem.


Quando o preço retorna do nível de resistência da linha superior, alguns traders entendem como um forte sinal de um ponto de entrada.

  • Falsa ruptura:

Como já mencionamos anteriormente, a bolsa de valores interfere diretamente no preço de todos os ativos, e você deve evitar operar em momentos onde o mercado financeiro esteja instável, já que os preços tendem a oscilar e isso pode dificultara precisão das ferramentas de análise técnica.

Atenção: Esteja sempre atento as notícias e eventos que sejam relacionadas ao ativo que estiver operando!

Em alguns casos, os preços podem cruzar a linha várias vezes, e se isso estiver acontecendo você pode aguardar o mercado ficar mais estável para voltar a negociar.